Categorias

Google confirma: O Orkut será cancelado até o final de 2014

Agora é definitivo: O Orkut finalmente será desligado. Após um primeiro relato da Folha de São Paulo, o Google anunciou em seu blog que irá acabar com a icônica rede social até o final do ano.

Novos perfis já não podem ser mais criados e os usuários existentes terão um determinado prazo para exportar seus dados. A gigante também irá converter perfis do Orkut para o Google+.

Confira a despedida escrita por Paulo Golgher, diretor de Engenharia do Google:

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.

orkut-logo-quadrado

De acordo com o Google, um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google.

Após 31 de dezembro, até mesmo o endereço “orkut.com” não será mantido pela empresa. Orkut Buyukkokten, engenheiro turco que projetou a rede, deixou o Google há quatro meses e quer manter o controle sobre o domínio.

A rede social ainda tem uma base de usuários significativa no Brasil, com uma estimativa de 4,8 milhões, de acordo com a Comscore.

Adeus ao Orkut