Categorias

Google cria fonte exclusiva para o YouTube

O Google revelou a criação de uma fonte exclusiva para uso do YouTube, para reforçar sua marca visual em todos os espaços onde a plataforma está disponível.

O projeto foi desenvolvido pela agência de branding Saffron, em parceria com a própria equipe de Experiência de Usuário do YouTube.

A fonte já fez sua estreia no lançamento do serviço YouTube TV, nos Estados Unidos, mas deverá ser implementada em breve para todo o ecossistema do YouTube. O resultado obtido pode parecer à primeira vista destoar da identidade visual que estamos acostumados relativos à plataforma de vídeo, mas faz parte da mudança e é apenas uma questão de tempo para a nova face do YouTube se solidifique, substituindo a atual fonte Roboto pela nova criação.

youtubesans_03A fonte batizada de YouTube Sans foi inspirada no próprio botão de Play do serviço de vídeo. As formas e cortes arredondados de cada caractere alfanumérico foi derivado do icônico botão, que por sua vez foi incorporado à fonte como um glifo, que pode ser aproveitado diretamente em qualquer fase do projeto. YouTube Sans conta com os pesos light, medium, bold e extrabold. Confira o conjunto de caracteres básico:

De acordo com seus criadores, “agora o YouTube tem um sistema tipográfico que pode levar a mensagem do YouTube por todo o mundo ao longo de todo tipo de mídia. Essa é uma fonte que pode comunicar sua marca, com apenas um olhar. E uma família que fonte que irá continuar a crescer com a velocidade e a empolgação do próprio YouTube”.