Categorias

Google decide aposentar serviço Reader em julho

Usuários fazem protestos contra cancelamento

O Google anunciou nesta quarta-feira (13) que está fazendo mais uma de suas famosas limpezas, cancelando outro conjunto de aplicativos que a empresa acha não ser mais necessário. Incluído na lista está o conhecido Google Reader, que será fechado no começo de julho. 

Para o Google, o produto tem um público fiel, mas ao longo dos anos seu uso diminuiu. A mudança já está repercutindo entre usuários, que iniciaram até mesmo uma petição a fim de expressar o seu descontentamento e tentar convencer o Google a voltar atrás.

A decisão de acabar com o Google Reader não é tão estranha quanto parece: o serviço começou a perder popularidade e foi deixado de lado em fevereiro, com erros e problemas surgindo para muitos usuários. Com isso, o Google preferiu optar por seu cancelamento. . “Sabemos que o Reader tem seguidores dedicados que ficarão muito tristes em vê-lo partir. Nós também estamos tristes“, anunciou o engenheiro de software Alan Green, no blog do Google Reader.

Outros fechamentos incluem o Google Cloud Connect e o Google Voice App para BlackBerry. O Google também anunciou que está largando as versões para Mac e PC do Snapseed, o programa de edição de fotos adquirido pela empresa em setembro passado.

Desde setembro de 2011, o Google decidiu cancelar produtos e serviços que não estavam dando o resultado esperado, ação que a empresa chama de “limpeza da primavera”. Até agora, mais de 70 produtos e serviços já foram descontinuados.