0 Compartilhamentos 398 Views

Google desenvolve algoritmo para remover marca d’água de imagens

21 de agosto de 2017

Pesquisadores do Google conseguiram remover automaticamente através de um algoritmo as marcas d’água dos principais bancos de imagens disponíveis na internet.

O estudo não é um incentivo à pirataria, pelo contrário: seu objetivo é apontar falhas nos modelos atuais e aprimorar o recurso de proteção de propriedade intelectual.

“Como frequentemente acontece com vulnerabilidades descobertas em sistemas operacionais, aplicações ou protocolos, nós queremos revelar essa vulnerabilidade e propor soluções a fim de ajudar as comunidades de fotografia e bancos de imagens a se adaptarem e protegerem melhor seu conteúdo de direito autoral e criações”, explicam os pesquisadores Tali Dekel e Michael Rubenstein. “A partir de nosso experimento, a maioria dos bancos de imagens mundiais estão atualmente suscetíveis a essa abordagem”, alertam.

Confira uma demonstração do poder do algoritmo desenvolvido nos laboratórios do Google:

Os pesquisadores garantem que seu algoritmo é capaz de aprender a forma e as características das marcas d’água utilizadas e pode removê-las automaticamente, sem intervenção humana, após ser alimentado com um conjunto de imagens.

A posição ou tamanho da marca na fotografia é irrelevante para o sistema e o único meio para combater o aprendizado automático seria através da introdução de uma mudança randômica na marca. Pequenas alterações sutis, mas aleatórias, seriam o suficiente para confundir o algoritmo, gerando remoções imperfeitas que não permitiriam o uso não-autorizado da imagem.

Carregando...

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (23/10)
Notícias
8 visualizações
Notícias
8 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (23/10)

Carlos L. A. da Silva - 23 de outubro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Você precisa conhecer YAML
Artigos
11 visualizações
Artigos
11 visualizações

Você precisa conhecer YAML

Carlos L. A. da Silva - 20 de outubro de 2020

O arquiteto de software André Boerseun apresenta os princípios fundamentais do YAML e sua complexa sintaxe.

Promoções de Jogos do Final de Semana (16/10)
Notícias
19 visualizações
Notícias
19 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (16/10)

Carlos L. A. da Silva - 16 de outubro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Os 7 piores erros de Excel da História
Artigos
22 visualizações
22 visualizações

Os 7 piores erros de Excel da História

Carlos L. A. da Silva - 15 de outubro de 2020
Como aprender JavaScript de graça com a Microsoft
Dicas
22 visualizações
22 visualizações

Como aprender JavaScript de graça com a Microsoft

Carlos L. A. da Silva - 14 de outubro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (09/10)
Notícias
28 visualizações1
28 visualizações1

Promoções de Jogos do Final de Semana (09/10)

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2020
Como a Microsoft entrou na guerra contra os Deep Fakes
Artigos
27 visualizações
27 visualizações

Como a Microsoft entrou na guerra contra os Deep Fakes

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2020