Categorias

Google é a marca mais valiosa do mundo


A Google é a empresa de marca mais valiosa do mundo, afirma estudo da consultoria britânica BrandFinance. É a primeira vez que a gigante das buscas assume a liderança do ranking, elaborado desde 2007. Em 2010, ficou em segundo, atrás do Walmart – a rede de varejo norte-americana caiu para a terceira colocação.

“Embora tenha realizado empreendimentos comercialmente inviáveis nos últimos anos, essas ações tiveram impacto positivo em sua avaliação”, explica a BrandFinance, que cita os serviços que ajudaram no resgate de sobreviventes dos desastres da Nova Zelândia e do Japão. O lema da companhia – Don´t be Evil (“não seja mau”) – também foi lembrado.

As empresas de tecnologia dominam a classificação. Das dez mais, seis são do ramo: além da Google, Microsoft (2º), IBM (4º), Vodafone (5º), Apple (8º) e AT&T (10º) completam o grupo. A fabricante do iPad, por sinal, confirmou seu bom momento ao ganhar 12 posições em relação a 2010. A HP, por outro lado, perdeu quatro – do 9º lugar para 13º.

Empresas cujas quedas foram acintosas de um ano para outro foram destacadas no estudo. A Coca-Cola caiu de 3º para 16º – é a primeira vez que fica fora das dez mais – e a British Petroleum, responsável pelo vazamento de óleo no Golfo do México em abril de 2010, foi de 53º para 104º. Nenhuma delas, no entanto, teve resultado pior que a Nokia. A empresa finlandesa caiu 73 degraus, de 21º para 94º.

“A Nokia vem enfrentando dificuldades no mercado de smartphones, vítima do sucesso da Apple”, diz o estudo. “A parceria com Microsoft, porém, pode ajudá-la a recuperar sua fortuna”.

Outras empresas de tecnologia merecem menção. A Samsung ficou em 18º, o eBay subiu de 166º para 115º, e o Facebook, que nem fora citado no ranking anterior, conquistou 281º.

“Embora a estratégia de monetização do site seja controversa, e a diversificação de suas atividades, opaca, há poucas dúvidas sobre a enorme popularidade da marca, sua eficácia na entrada de novos mercados e os níveis estratosféricos de uso por parte dos usuários”.

Brasil: Há três empresas brasileiras entre as 100 marcas mais valiosas. Todas, bancos: Bradesco (28º), Itaú (41º) e Banco do Brasil (95º). A Petrobrás aparece na 106ª colocação e a Vale na 275ª – era 488ª em 2010.

Com informações de IDG Now.