Categorias

Google e equipe israelense podem estar indo para a lua em 2017

Uma equipe israelense acaba de se tornar a primeira a assinar um contrato formal com o Google para competir em uma corrida espacial privada até a Lua.

SpaceIL, uma empresa de engenharia espacial israelense sem fins lucrativos, anunciou que é a primeira dos 16 concorrentes na competição Lunar XPrize a formalizar seus planos para pousar uma nave espacial na lua até 2017.

equipe-lua-google

Se você não conhece, a competição Lunar XPrize (GLXP) foi lançada pelo Google em 2007. A gigante disse na época que iria dar um grande prêmio de US$ 20 milhões para a primeira equipe a levar uma nave até a lua e em seguida, cobrir 500 metros da superfície lunar e enviar imagens e vídeos de alta definição para a Terra.

Agora, a SpaceIL está desenvolvendo uma nave espacial que espera cobrir os necessários 500 metros não por andar na superfície, mas por saltar. A nave será lançada da Terra em um foguete SpaceX em algum momento do segundo semestre de 2017 e, em seguida, deve fazer um pouso suave na superfície lunar. De lá, ele vai decolar novamente, cobrindo a distância necessária em um salto e, se tudo correr bem, vencer a corrida.

Todos os finalistas do concurso são obrigados a ter um contrato de lançamento verificado pelo Google até 31 de dezembro de 2016 para permanecer na corrida. A SpaceIL conseguiu isso ao fazer um acordo com uma empresa norte americana de serviços espaciais que vai ajudar a levar a nave através de um foguete.

“Só três países já levaram um rover até a superfície da lua: os Estados Unidos, a ex-União Soviética e a China,” disse o CEO da SpaceIL, Eran Privman, em um comunicado que acompanha o anúncio. “Agora a noção do pequeno estado de Israel sendo adicionado a esta lista exclusiva parece mais promissor do que nunca.”

Há um número de equipes internacionais concorrendo pelo dinheiro, mas eles têm de ser independentes. Os governos podem fornecer uma pequena quantidade de financiamento e apoio, mas a maior parte de seu dinheiro deve ser arrecadada por outros meios.