Categorias

Google é processado por pagar menos a profissionais mulheres

Por essa ninguém esperava: o Google está sendo processado na Justiça norte-americano, acusado de pagar menos a profissionais do sexo feminino e negar oportunidades de crescimento na empresa.

A ação foi aberta por Kelly Ellis, Holly Pease e Kelli Wisuri que alegam que o Google pagava a elas salários inferiores a colegas de trabalho do sexo masculino em funções iguais.

As três pedem indenizações em relação a defasagem salarial e os bônus perdidos que teriam se originado de discriminação por gênero. O processo iniciado na corte da Califórnia periga se tornar um processo coletivo em nome de todas as mulheres que trabalharam no Google nos últimos quatro anos: não apenas esse não é o primeiro incidente na empresa a chegar aos tribunais como o Google também está sendo alvo de uma investigação do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos pelo mesmo motivo.

De acordo com o processo, “o Google discriminou e continua a discriminar contra funcionários do sexo feminino ao sistematicamente pagar-lhes compensações inferiores àquelas que o Google paga a funcionários do sexo masculino realizando trabalhos substancialmente similares sob condições de trabalho similares”.

Segundo mensagem enviada por Gina Scigliano, gerente senior de comunicações corporativas do Google, “em relação a esse processo em particular, nós iremos revisá-lo em detalhe, mas nós discordamos das alegações centrais”. A executiva reforçou que a empresa possui “extensivos sistemas em vigor para assegurar que nós pagamos de forma justa”.