Categorias

Google é processado por quebra de patentes com o Google Wallet

Google deverá ir mais uma vez para os tribunais

Após anunciar um update no Google Wallet, a gigante de buscas está sendo processada por quebra de patentes com o aplicativo. A patente em questão é a de número 7,298,271, que registra a utilização de dispositivos eletrônicos de radiofrequência como forma de pagamento de produtos e serviços. De acordo com o próprio site do aplicativo, “O Google Wallet é uma carteira virtual, que reúne de maneira segura seus cartões de crédito e débito, vales de ofertas e de prêmios. Você pode acessá-los através de seu telefone em qualquer lugar que aceite essa forma de pagamento. Você pode pagar online acessando sua conta do Google Wallet”.
A patente, porém, não possui nenhuma referência a tecnologia NFC, mas a parte da patente violada (a parte ‘271) faz referência aos métodos e aparatos utilizados. A pessoa que fez a queixa do processo é o homem que consta como o inventor da patente, Peter Sprogis. Não há informações sobre a patente ter sido comprada pelo Google ou por qualquer outra companhia.
O item nº 33 da patente (disponível aqui), alvo principal da reclamação, exige que os usuários forneçam elementos de dados de armazenamento eletrônico, e requer que os usuários recebam “recompensas”  para os participantes. No site do Google Wallet, porém, as informações afirmam que os participantes talvez possam ser recompensados, não dando nenhuma garantia de que essa premiação vai ocorrer.