Categorias

Google está dando patentes para startups

O Google está planejando dar para pequenas empresas duas patentes para ajudá-los a crescer. O programa é gratuito, mas a gigante de tecnologia também planeja deixar startups fazerem ofertas para comprar suas patentes no futuro.

O programa vem com apenas uma condição: Startups que receberem patentes do Google terão que participar de uma rede de licenciamento chamada LOT, que foi criada para ajudar a defender empresas de tecnologia contra os “trolls de patentes”, companhias que processam outras por violação de patente sem razão.

dark-google

O Google irá selecionar 50 startups ou desenvolvedores para obterem a ajuda. Para se candidatar, startups têm que apresentar suas receitas de 2014 e elas devem ter sido entre US$ 500 mil e US$ 20 milhões.

Se a sua empresa for selecionada, o Google irá enviar uma lista de três a cinco famílias de patentes, e você poderá selecionar duas delas.

E mesmo que você não seja aceito, fazer a aplicação ainda pode ser útil, pois, de acordo com a gigante de buscas, “participantes terão acesso a uma parte do portfólio do Google” e poderão consultá-lo “sobre potencialmente fazer a compra de tais bens”.

A rede LOT foi fundada há pouco mais de um ano atrás, e já conta com 21 membros listados, incluindo Dropbox e a Fundação Wikimedia.

Interessado? Então corre para se cadastrar!