Google - Drone - Centaur
Categorias

Google está testando drones movidos a energia solar para acesso à internet em 5G

O Google deu início a testes com drones movidos a energia solar no Novo México, nos Estados Unidos. Tudo faz parte de um projeto secreto chamado “SkyBender”.

O objetivo? Fornecimento de acesso à internet 5G, segundo a empresa. Internet 40 vezes mais rápida que o atual 4G. Os testes estão sendo realizados com a nova tecnologia de ondas milimétricas, no hangar “Gateway to Space”, desenhado por Richard Foster.

A ideia do Google com o Projeto SkyBender é a criação de uma rede de drones voando a altas altitudes e ajudando no fornecimento de internet de altíssima velocidade no mundo todo.

Google - Drone - Centaur

O Google também precisa descobrir, obviamente, como vencer algumas das limitações impostas pelas ondas milimétricas. Estas, apesar de possibilitarem altíssimas velocidades, possuem um alcance bem mais limitado que o sinal que é utilizado no atual 4G.

Os testes do Projeto SkyBender utilizam drones movidos a energia solar desenvolvidos pela Google Titan, divisão que surgiu a partir da aquisição da startup Titan Aerospace, em 2014.

A gigante de Mountain View possui autorização da FCC para continuar com os testes até o próximo mês de Julho, e a empresa também instalou e está operando seu próprio centro de controle aéreo no local, o que também pode ser considerado como mais uma mostra da magnitude da operação.