Categorias

Google homenageia Nelson Mandela

Nessa quinta-feira (05), o ex-presidente e líder mundial Nelson Mandela, faleceu aos 95 anos. Em homenagem à vida de Mandela, o Google decidiu fazer uma pequena alteração em sua página de pesquisas: Abaixo do logotipo da gigante, um link no nome Nelson Rolihlahla Mandela, leva o usuário para o Projeto Arquivo Digital Nelson Mandela.

O arquivo traz correspondências de Mandela com sua família, colegas e amigos, além de diários escritos durante os 27 que o líder passou na prisão e notas que ele fez ao liderar as negociações que acabaram com o apartheid na África do Sul.

Google traz link para Arquivo digital de Mandela
Google traz link para Arquivo digital de Mandela

O projeto também inclui fotos antigas, citações e rascunhos de pensamentos de Mandela colocou em seu livro “Conversas comigo mesmo”, além de vídeos e artigos sobre sua vida e obra.

Embora seja uma homenagem, o Google já era ligado ao Centro de Memórias: a gigante de buscas começou a trabalhar com o projeto em meados 2011 para ajudar a preservar os documentos e arquivos digitalmente.

Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar e faleceu em casa às 16h50 (horário brasileiro de verão).