Embora a Motorola esteja sendo vendida, isso não significa que ela se separará totalmente do Google: a gigante de buscas comprou uma participação de 5,94% da Lenovo por U$ 750 milhões. De acordo com a Reuters, o Google adquiriu partes da fabricante chinesa no dia 30 de janeiro.
O investimento aparentemente faz parte do negócio de U$ 2,91 bilhões do Google para vender a Motorola Mobility para a Lenovo.
Além da marca Motorola e seu portfólio de dispositivos, a Lenovo também vai receber mais de 2.000 patentes ativas, enquanto o Google vai manter o controle da maioria das obtidas quando adquiriu a Motorola há vários anos atrás.
Embora o Google provavelmente tenha se beneficiado inicialmente ao investir o valor na Lenovo, sua decisão pode ter sido um pouco precipitada: o preço das ações da empresa caíram 8,2% no dia que a venda da Motorola foi anunciada e outros 14% na última terça-feira de manhã, o primeiro dia de negociação após o feriado do Ano Novo chinês.
O negócio deve obter o sinal verde das autoridades reguladoras dos Estados Unidos, mas a empresa provavelmente vai ter que concordar com certas concessões em nome da segurança nacional dos EUA. A compra ainda enfrenta uma revisão pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS), agência federal que cuida de possíveis questões de segurança nacional do país.