Categorias

Google I/O 2015: Google anuncia Android M, disponível ainda neste ano

Durante o discurso de abertura de sua conferência anual de desenvolvedores, o Google revelou que o Android M será o sucessor oficial do Android Lollipop neste ano (estamos aceitando sugestões de qual sobremesa começa com “M” em inglês).

O Android M está estreando como uma versão de pré-lançamento hoje e terá uma completa no final deste ano. Segundo o Google, ele traz uma série de novos recursos e atualizações de desempenho.

google-anuncia-android-m

Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Google, subiu ao palco para delinear alguns dos principais novos recursos que você pode esperar para ver na próxima versão do Android:

Usuários agora poderão escolher se aceitam ou negam permissões individuais em apps. Burke deu o WhatsApp como um exemplo: Se você quiser gravar uma mensagem de voz, o aplicativo irá pedir permissão para o WhatsApp usar o seu microfone.

A nova versão do Android vai permitir que os usuários destravem os seus dispositivos com impressão digital. O Google está dando a opção também para desenvolvedores colocarem a opção em seus aplicativos.

Para o Android M, o Google também está renovando a experiência de navegação na web com o Chrome. Um novo recurso chamado “Chrome Custom Tabs” permite que desenvolvedores coloquem webviews diretamente em seus aplicativos, dando-lhes poder total do navegador sem ter de forçar o usuário a mudar de app.

A versão Android M Developer Preview está disponível hoje para Nexus 5, 6, 7 e 9, com a versão final no segundo semestre de 2015.