Há anos, a usabilidade móvel tem sido um fator no algoritmo de busca do Google. Sites que são otimizados adequadamente para uso em dispositivos móveis são classificados melhor do que os não-otimizados, até mesmo em desktop. Mas, até agora, esse fator de classificação tem sido limitado e não mudou muita coisa.
Devido a isso, muitos empresários têm adiado ou evitado otimizar seus sites para dispositivos móveis, e sobreviveram para contar a história. Mas a partir de 21 de abril isso vai mudar: O Google começará a utilizar a otimização para dispositivos móveis como um critério importante na hora de avaliar os sites em seu ranking e afetará tanto as buscas através de smartphones quanto as em desktop em todas as línguas.
Isso significa que os sites que estiverem otimizados ganharão um lugar melhor nos resultados de pesquisas.
Para ter certeza que a sua página ou blog tem um sinal verde do Google e é mobile-friendly, existem duas maneiras simples:
1. Você pode acessar o Google pelo seu smartphone, pesquisar seu site e ver se a tag cinza “Para mobile” aparece nos resultados:
2. A segunda forma de verificar é acessar a ferramenta Mobile-Friendly Test do Google, colocar a URL do seu site e esperar os resultados. Um resultado verde dizendo “Awesome! This page is mobile-friendly” quer dizer que você não tem nada a se preocupar:
Já se o resultado for vermelho ou você não tiver a tag cinza, recomendamos que você verifique a guia para sites mobiles-friendly do Google e faça isso agora.