Categorias

Google irá atualizar regras de otimização móvel de sites no dia 21 de abril

Há anos, a usabilidade móvel tem sido um fator no algoritmo de busca do Google. Sites que são otimizados adequadamente para uso em dispositivos móveis são classificados melhor do que os não-otimizados, até mesmo em desktop. Mas, até agora, esse fator de classificação tem sido limitado e não mudou muita coisa.

Devido a isso, muitos empresários têm adiado ou evitado otimizar seus sites para dispositivos móveis, e sobreviveram para contar a história. Mas a partir de 21 de abril isso vai mudar: O Google começará a utilizar a otimização para dispositivos móveis como um critério importante na hora de avaliar os sites em seu ranking e afetará tanto as buscas através de smartphones quanto as em desktop em todas as línguas.

google-comeca-a-apagar-resultados-de-pesquisas-sobre-usuarios

Isso significa que os sites que estiverem otimizados ganharão um lugar melhor nos resultados de pesquisas.

Para ter certeza que a sua página ou blog tem um sinal verde do Google e é mobile-friendly, existem duas maneiras simples:

1. Você pode acessar o Google pelo seu smartphone, pesquisar seu site e ver se a tag cinza “Para mobile” aparece nos resultados:

Screenshot_2015-04-16-11-25-36

2. A segunda forma de verificar é acessar a ferramenta Mobile-Friendly Test do Google, colocar a URL do seu site e esperar os resultados. Um resultado verde dizendo “Awesome! This page is mobile-friendly” quer dizer que você não tem nada a se preocupar:

codigofonte

Já se o resultado for vermelho ou você não tiver a tag cinza, recomendamos que você verifique a guia para sites mobiles-friendly do Google e faça isso agora.