Categorias

Google lança Inteligência Artificial capaz de fazer dueto musical

Os desenvolvedores do Google seguem aperfeiçoando seus algoritmos de criação de música e agora apresentaram uma Inteligência Artificial capaz de fazer duetos musicais com usuários humanos.

Batizada justamente de AI Duet, o sistema é capaz de identificar notas e melodias executadas no teclado e produzir um acompanhamento baseado em aprendizado de máquina.

Segundo seu criador, o sistema funciona através de uma rede neural que foi alimentada com uma vasta seleção de melodias e padrões de ritmo, assim como tempo de cada nota, para conseguir oferecer uma resposta fluida que poderia ter sido gerada por um ser humano realizando um acompanhamento. Por enquanto, o algoritmo não é capaz de criar suas próprias músicas, mas suas habilidades de reação são impressionantes. Confira:

A brincadeira está aberta ao público gratuitamente no endereço oficial, que pode utilizar o teclado do seu PC para produzir música e obter o acompanhamento da Inteligência Artificial em tempo real.

AI Duet é fruto do trabalho do cientista de computação e músico Yotam Man, em colaboração com a Creative Lab e o projeto Magenta, desenvolvido pelo Google. O seu objetivo é familiarizar o usuário comum com os avanços da pesquisa de aprendizado de máquina e divulgar as ferramentas de código-aberto criadas pelo Google para a evolução das Inteligências Artificiais.