Categorias

Google lança prévia do próximo Android

Para surpresa de diversos analistas, o Google lançou hoje a prévia exclusiva para desenvolvedores da próxima versão do Android.

O Android Marshmallow ainda não conseguiu se firmar no mercado, mas seu sucessor já está mostrando uma série de funcionalidades inéditas na plataforma.

Batizada de Android N, a prévia indica não apenas que próximo Android terá o nome de algum doce que começa com a letra “n” como também aponta os rumos que o sistema operacional móvel está tomando. Algumas novidades que já existiam no iOS ou em versões customizadas do Android e eram solicitadas pelos usuários finalmente aparecem no código oficial do sistema.

O Android N traz pela primeira vez a possibilidade de executar mais de um aplicativo na mesma tela, dividindo o espaço como já acontece em alguns iPads e smartphones da Samsung. Outra versão dessa funcionalidade permite a exibição de um vídeo em um janela independente enquanto se utiliza outro aplicativo simultaneamente. Entregar um modo multi-janela era uma meta que já havia sido prometida pela equipe de desenvolvimento do Android.

O sistema de notificações também foi aperfeiçoado nessa nova versão. A partir de agora será possível responder recados recebidos diretamente da janela de notificação, sem precisar fechar o aplicativo que se estava utilizando antes. Desenvolvedores também poderão agrupar todas as notificações geradas por seus aplicativos em um único botão, para acabar com bagunça na área de notificações do usuário.

Além disso, o Android N também promete reduzir o consumo da banda de dados e o gasto de bateria do dispositivo móvel através de novas tecnologias.

Por enquanto, a nova versão do Android é recomendada apenas para desenvolvedores e não para usuários finais. O Google espera coletar feedback e polir arestas do sistema por um longo tempo antes de lançá-lo para o público em uma data ainda não estipulada. Mais detalhes podem ser obtidos na página oficial do Android N.