Google Cloud CDN service
Categorias

Google lança serviço de CDN para competir com Akamai

O Google lançou de forma um tanto quanto silenciosa um serviço de CDN que tem tudo para competir com a gigante Akamai, atualmente a líder no setor.

O “Google Cloud CDN service“, atualmente em fase alfa e sob algumas restrições geográficas, utiliza a enorme infraestrutura do Google para a entrega do conteúdo. O novo serviço tem dentre suas vantagens a utilização de edge caches distribuídos globalmente, de maneira tal a entregar o conteúdo sempre a partir do ponto mais próximo ao usuário.

A nova CDN do Google é capaz, segundo a gigante de Mountain View, de acelerar o carregamento de páginas e aplicações ao mesmo tempo em que reduz o load nos servidores nos quais os sites estão hospedados.

Google Cloud CDN service

Com o lançamento do “Google Cloud CDN service”, a empresa se faz mais presente com sua plataforma cloud em meio a outras já mais tradicionais, como a Amazon e seu “Amazon Web Services”, a CloudFlare e a própria Akamai.

O que é CDN?

Uma CDN (Content Delivery Network, ou Rede de Fornecimento de Conteúdo) é um método para o fornecimento de conteúdo, páginas, websites, aplicativos, downloads, etc, de forma mais rápida. O serviço funciona através da hospedagem do conteúdo em diversos servidores espalhados pelo mundo.

Assim, a entrega do conteúdo é feita sempre através daquele servidor que se encontra geograficamente mais próximo do usuário que o está solicitando. A velocidade de carregamento das páginas, assim, é bastante reduzida, e os desenvolvedores, administradores e proprietários de websites também podem evitar gastos excessivos com largura de banda.

Fica fácil perceber que através de uma CDN, como a recém lançada pelo Google, por exemplo, a distribuição de todo o conteúdo é feita com mais eficácia. A latência durante as transferências de dados também é bastante reduzida, e o conteúdo “cacheado”, replicado em diversos locais do mundo, acaba sendo entregue através das rotas mais curtas.