Categorias

Google lança sistema operacional Chrome

Google quer brigar com a M$ na área de SOs
O Google está abrindo seu esperado software Chrome – mesmo nome do navegador – para programadores externos, como uma preparação para expandir seu domínio no setor de sistemas operacionais.

A gigante empresa de internet organizou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19) para demonstrar o software gratuito, baseado na computação em nuvem, e que a empresa espera lançar no mercado em netbooks – laptops de pequeno porte – antes da temporada de Natal de 2010. Executivos do Google dizem que desenvolveram o Chrome com ênfase em velocidade, segurança e simplicidade.

No momento, o software permite que um PC que contenha o Chrome seja iniciado em sete segundos, e o Google disse que espera diminuir o tempo de iniciação ainda mais, mas a empresa contou que o Chrome, pelo menos inicialmente, não irá funcionar em qualquer PC, e que planeja especificar certas exigências de hardware para operar o software, como discos rígidos SSD.

Com o Chrome, o Google busca enfrentar o domínio do Windows, da Microsoft, que opera em nove de cada dez computadores no mundo.

Ao abrir o código-fonte do Chrome para colaboradores voluntários, o Google quer encorajar programadores de fora da empresa a inovarem com seu sistema operacional e criarem novos aplicativos.

O Google explicou que todos os dados do Chrome serão automaticamente armazenados na chamada nuvem, ou em servidores externos, e também em formato cache – memória provisória – no hardware interno do computador, para melhorar seu desempenho.

Com informações de Reuters.