Categorias

Google libera um milhão de mosquitos Aedes aegypti na Califórnia

Um experimento da Verily, anteriormente conhecida como Google Life Sciences, liberou um milhão de machos do mosquito Aedes aegypti no condado de Fresno, no estado norte-americano da Califórnia.

O objetivo do chamado Projeto Debug é introduzir na natureza uma vasta quantidade de insetos esterilizados que levam à produção de ovos que não chocam, reduzindo assim a população já existente de mosquitos transmissores de doenças.

Fresno está sendo utilizada como campo de testes, mas o objetivo da Verily é levar a tecnologia para o mundo inteiro. O município norte-americano percebeu a invasão do Aedes aegypti na região a partir de 2013, mas até o momento não foi registrado nenhum caso de Dengue, Chikungunya ou Zika, doenças transmitidas por essa espécie e endêmicas em outras áreas onde o mosquito está presente. O Projeto Debug conta com a colaboração do MosquitoMate e do departamento de combate a mosquitos de Fresno.

Confira a apresentação da iniciativa:

“Estudos de campo nos permitem testar nossas descobertas e tecnologias em condições desafiadoras do mundo real e coletar as evidências necessárias para trazê-las para uma escala ainda mais ampla”, explicou o cientista Jacob Crawford, envolvido no projeto. “Nós esperamos demonstrar um sucesso com o Debug Fresno que irá trazer benefícios para as comunidades locais trabalhando conosco nesse estudo e posteriormente para outras comunidades globalmente, onde a Zika, Dengue e o Chikungunya são endêmicos”, concluiu.

Vale lembrar que os mosquitos machos liberados automaticamente pelas vans conduzidas pelo Projeto Debug não picam e tampouco transmitem doenças. São as fêmeas do Aedes aegypti que sugam sangue e, no processo, podem contaminar suas vítimas. Mas ao copularem com os machos modificados distribuídos pelo Google, são gerados ovos estéreis que possivelmente irão reduzir sensivelmente a população total de mosquitos na região.