Categorias

Google Maps acrescenta novos planetas e luas

Enquanto a exploração espacial continua sendo somente um sonho distante para a vasta maioria de nós, o Google Maps quebra aquele galho trazendo seu serviço de mapeamento para novos planetas e luas.

O Google anunciou ontem que adicionou uma nova leva de opções e agora os usuários podem usar a interface do serviço para navegar e visualizar detalhes de 16 corpos celestes, incluindo Vênus, Plutão e diversas luas.

A brincadeira que começou lá atrás com a Lua, agora se expande cada vez mais pelo sistema solar. E o Google incentiva os usuários a fazerem suas próprias viagens: “explore as planícies geladas de Enceladus, onde a Cassini descobriu água abaixo da crosta da lua – sugerindo sinais de vida. Espie sob as grossas nuvens de Titan para ver os lagos de metano. Inspecione a maciça cratera de Mimas – embora ela pareça um cenário de ficção-científica, ela é uma lua não uma estação espacial”.

Para recriar essas paisagens, o Google trabalhou em parceria com o artista astronômico Björn Jónsson, que combinou os mapas planetários fornecidos pela NASA, a Agência Espacial Europeia e suas sondas exploratórias.

No total, foram 12 novos planetas e luas adicionados ao Google Maps, com uma novidade: agora é possível “viajar” para o espaço apenas afastando o zoom de qualquer ponto do serviço de mapeamento, se distanciando até focalizar o próprio planeta Terra no modo de visualização de satélite. A partir daí, está liberado o acesso ao cosmos… pelo menos na imaginação.