Categorias

Google, Microsoft, Apple e Mozilla se unem para acelerar a web

Os gigantes Google, Microsoft, Apple e Mozilla juntaram forças em torno do mesmo objetivo: implementar o WebAssembly e tornar a navegação muito mais rápida.

WebAssembly é um novo formato que traz o poder do código binário para programadores e navegadores finalmente se entenderem. Para gerar interatividade e produzir efeitos no lado do cliente até hoje foi utilizado o JavaScript, arquivos de texto que precisam ser interpretados linha a linha. Com o WebAssembly, o tempo de processamento pode ser até 23 vezes mais rápido.

Com códigos bytecode, o nível de compressão e execução é muito superior ao obtido com o JavaScript tradicional. O resultado é um ganho de performance para uma web cada vez mais dinâmica. Esse Cálice Sagrado da velocidade já estava sendo perseguido pelos principais fabricantes de navegadores, cada um com seu padrão. O WebAssembly é a união destes esforços em torno do mesmo objetivo.

A meta agora é adotar o WebAssembly em todos os navegadores e abrir um leque de opções para desenvolvedores. No futuro, será possível compilar código escrito em C ou C++ para ser executado em navegadores. Mais pra frente, outras linguagens, como Rust ou C# também poderão ser utilizadas para desenvolvimento web.

Isso não significa o fim do JavaScript. De acordo com a equipe montada para implementar o próximo padrão,o WebAssembly será mais utilizado para “módulos de compressão, visualização e animação” enquanto alterações de interface e validações continuarão usando JavaScript.

As mudanças ainda não tem data para aparecer e as especificações do WebAssembly estão na sua fase inicial.