Quem já teve seu site inteiro removido do AdSense por uma violação da política de uso cuja explicação não explicava nada, tem motivos para comemorar agora.
O Google mudou as regras de sua plataforma de publicidade e, daqui para frente, ficará muito mais fácil para os webmasters administrarem problemas desse tipo, com resultados menos drásticos.
A primeira alteração, já ativada no AdSense é que o sistema poderá remover a publicação de anúncios em páginas individuais em caso de conflito com as regras de uso. Pela abordagem anterior, se uma única página violasse algum critério da política de uso, o domínio inteiro estava suspenso do programa de publicidade até que seu proprietário resolvesse a condição. A partir de agora, a suspensão acontece a nível de páginas.
“Na medida em que nós implementamos uma política de ação a nível de página como o novo padrão para violações de conteúdo, nós seremos capazes de interromper a exibição de anúncios em páginas selecionadas, enquanto permitiremos anúncios em todo o resto do site com bom conteúdo”, esclareceu Scott Spencer, diretor de anúncios sustentáveis da plataforma. Mas ele também alerta: “nós ainda utilizaremos ações a nível de site, mas somente quando necessário. E quando for necessário, como no caso de violações gritantes persistentes, nós iremos cancelar a conta”.
Mas, como proceder para reverter uma suspensão? Antigamente, a orientação do Google era vaga e deixava espaço para dúvidas. Para resolver isso, a segunda grande mudança no AdSense está chegando nas próximas semanas: um Centro de Políticas focado em explicar aos webmasters como funcionam as políticas de uso da plataforma e fornecer uma forma de correção rápida para conflitos que surgirem. O novo recurso irá conter a lista de violações praticadas, onde elas ocorrem e até um passo a passo para como resolver o problema e voltar a exibir anúncios.