Categorias

Google Pixel é o fim da linha Nexus?

Com o lançamento oficial do Google Pixel, muita gente deve ter se perguntado: isso significa o fim da linha Nexus?

Embora o Google tenha revelado diversos produtos de hardware durante o evento dessa terça-feira, o nome “Nexus” não foi mencionado em nenhum momento.

Depois de quase seis anos de relacionamento, o Google revelou que, na verdade, “não tem planos” para novos produtos com a marca. Depois de oito smartphones, quatro tablets e dois media-players, para todos os fins a grife está aposentada e não deverá mais aparecer tão cedo. Seu propósito foi cumprido: funcionar como uma vitrine para novas iterações do sistema Android e um padrão de qualidade a ser seguido por outras montadoras de dispositivo.

Com a chegada do Google Pixel, o bastão parece ter sido passado adiante. Em termos técnicos, as linhas trazem características similares: uma integração direta com o ecossistema do Google, fino acabamento e disponibilidade limitada, servindo mais como um conceito do que um produto massificado.

Com a introdução do Google Assistant nos gadgets apresentados no evento Made By Google, o Google busca uma ruptura de visão estratégica: sai o foco no sistema operacional, entra o foco em Inteligência Artificial. Na opinião de analistas, talvez seja isso o que Hiroshi Lockheimer, Vice-Presidente Senior do Google para Android, Chrome OS e Google Play quis dizer ao afirmar que “daqui a 8 anos nós estaremos falando a respeito do 4 de Outubro de 2016”. Nesse sentido, Pixel representaria o futuro planejado pela empresa enquanto o Nexus se torna uma etapa ultrapassada da evolução tecnológica.