Categorias

Google Play compartilha informações pessoais de seus usuários sem consentimento

Google Play revela informação pessoal de usuários

A loja de aplicativos do Google teve um aumento de críticas após uma desenvolvedora de softwares afirmar que a gigante de buscas estava fornecendo informações pessoais dos usuários que baixaram seu aplicativo na Google Play.

As informações compartilhadas, que vão desde endereços de e-mail a algumas informações sobre códigos postais, não são parte de uma falha no software: a divulgação dos dados parece estar de acordo com as políticas de privacidade da loja. 

Especialistas em privacidade estão afirmando que o Google não está informando claramente seus consumidores sobre a prática e que o documento de termos mostra a parte de compartilhamento de informações pessoais em letras pequenas e não obtém o consentimento expresso de usuários.

O diretor-executivo do Electronic Privacy Information Center, Marc Rotenberg, explicou que “consentimento significativo diz respeito à compreensão das pessoas daquilo em que estão se envolvendo”, e ainda afirmou que “numa situação como essa, onde as pessoas simplesmente não sabem que informação está sendo transferida ou para quem ela vai ou para que motivos, parece ridículo dizer que o Google tem o consentimento”.

Esse é apenas mais um de diversos problemas relacionados à privacidade de usuários da gigante: em agosto do ano passado, o Google pagou uma multa de 22,5 milhões de dólares por acusações de desrespeito à configurações de privacidade de clientes que utilizavam o Safari, da Apple.