Categorias

Google Play vai reduzir a visibilidade de aplicativos instáveis

Parece uma decisão óbvia, mas só a partir de agora a Google Play vai reduzir a visibilidade de aplicativos instáveis nos resultados de busca e nas recomendações da loja.

Uma alteração nos algoritmos internos irá contabilizar números de desinstalações, reclamações de bugs, baixa performance e elevado consumo de bateria para avaliar a relevância dos aplicativos.

Antes da mudança, o Google Play avaliava somente as notas concedidas pelos usuários para os aplicativos. Defeitos e bugs podem levar alguns usuários a atribuir uma nota baixa em suas análises, às vezes somente uma estrela. Entretanto, apenas uma parcela muito pequena dos usuários deixa sua opinião na loja e o número de downloads de um aplicativo ainda exercia uma influência muito grande em seu posicionamento no ranking, então era possível que um aplicativo mal avaliado ganhasse destaque na frente de aplicativos mais estáveis.

O objetivo do Google é melhorar a experiência do usuário e aumentar o engajamento com a loja. Com a mudança nos algoritmos de classificação, a expectativa também é que os desenvolvedores se dediquem mais a corrigir os problemas presentes em seus aplicativos, para evitar a punição e a perda de relevância.

Por enquanto, o Google Play está testando os novos critérios com um grupo reduzido de usuários em mercados não revelados, mas afirma estar obtendo resultados bastante satisfatórios e a alteração das regras deverá ser implementada em escala global nas próximas semanas.