Categorias

Google pode estar prestes a lançar ferramenta de medição de velocidade

Há um tempo atrás, só havia uma ferramenta confiável de aferição de velocidade de conexão. Mas o Netflix lançou seu próprio serviço e logo em seguida foi a vez do SourceForge fazer o mesmo com uma ferramenta bem completa.

Mas todos esses serviços podem ser riscados do mapa em breve: tudo indica que ninguém menos que o Google está prestes a lançar seu próprio sistema.

Aparentemente, o Google se cansou de tantos usuários digitando “internet speed” no seu campo de busca e vai implementar uma ferramenta que registra a velocidade de conexão de internet do usuário diretamente nos resultados. A novidade parece estar em fase experimental e já foi visualizada por vários usuários na semana passada. A ferramenta do Google já tem até uma página oficial de suporte, embora não tenha sido liberada globalmente.

Segundo a página, o recurso é resultado de uma parceria entre a empresa o Measurement Labs e mede a velocidade de download e upload da conexão, assim como a latência. O número de IP do usuário é compartilhado com o laboratório e passa a fazer parte de uma análise estatística da qualidade da internet mundial.

Procurado pela imprensa, o Google se esquivou do assunto: “nós estamos sempre experimentando com a aparência e a sensação da Busca mas não temos nada para anunciar nesse momento”, declarou um porta-voz.