Categorias

Google prepara aplicativo para Android similar ao AirDrop

O Google postou em fase experimental na Play Store (e já removeu) um aplicativo para Android que combina o melhor do recurso AirDrop da rival Apple com outras funcionalidades para gerenciamento de arquivos.

Batizado de Files Go, o programa permite não apenas que usuários compartilhem arquivos através do Bluetooth, sem a necessidade de uma conexão com a internet, como também facilitar a organização de arquivos e até faz limpeza de armazenamento.

Fontes internas ligadas ao Google confirmaram que o aplicativo passou por testes com um número reduzido de usuários (entre 500 e 1000, somente) mas deverá ser lançado globalmente no início de Dezembro. Files Go teria sido desenvolvido inicialmente para mercados emergentes onde há uma grande presença de smartphones, mas a conectividade com a internet ainda não é confiável, mas evoluiu para se tornar um produto a distribuído para todos os interessados, independente da região.

A partir das telas que estavam disponíveis na Play Store, é possível identificar que o Google optou pela simplicidade, apesar do aplicativo disponibilizar diversas funções. A aba Storage exibe quanto espaço há disponível no dispositivo e permite que o usuário libere mais espaço, limpando o cache do Android, removendo aplicativos pouco utilizados ou mesmo pesquisando por arquivos de mídia duplicados.

A segunda Aba, batizada de Files, organiza os arquivos armazenados em áudio, vídeo e imagens e também classifica por origem (câmera, capturas de tela, aplicativos de mensagens etc). A partir daí também é possível “transferir arquivos sem internet”, através da conexão Bluetooth, com contatos que estejam próximos e que também estejam com o aplicativo aberto.