Categorias

Google publica informações sobre solicitações de dados de usuários feitas pelos governos

De acordo com a empresa, Brasil é o país com o 3º maior volume de solicitaçlões
De acordo com a empresa, Brasil é o país com o 3º maior volume de solicitações

Em um post publicado em seu blog oficial, o Google informou que atualizou seu Relatório de Transparência pela oitava vez apenas nesse ano. De acordo com a empresa, os pedidos dos governos por dados de usuários cresceram em mais de 100% desde 2009. Além disso, os números dizem respeito apenas aos pedidos que o Google é autorizado a publicar.

De acordo com as informações, o país que mais solicitou dados dos usuários foi os Estados Unidos, seguido por Índia, Brasil, Alemanha e França. Os que menos solicitaram dados foram Irlanda, Suécia, Noruega, Dinamarca e República Tcheca. As informações levam em consideração os dados informados por meio de diversos tipos de solicitação, feitas entre dezembro de 2009 e junho de 2013.

Nos últimos três anos, o Google adicionou mais detalhes aos relatórios, incluindo, por exemplo, informações adicionais sobre o processo jurídico para pedidos criminais nos EUA. E a empresa pretende ir mais longe, pois acredita que é um direito dos usuários saber que tipos de pedidos e quantas solicitações cada governo exige do Google e de outras empresas.

Na postagem, o Google fala sobre alguns problemas enfrentados em relação ao governo americano, que não permite a divulgação de algumas solicitações de informações, além de comentar sobre um pedido feito à corte americana, para poder divulgar aos usuários essas informações.

O Google afirma que vai continuar preparando um relatório abrangente para defender os dados dos usuários contra solicitações abusivas dos governos e promover maior transparência em todo o mundo. O relatório pode ser acessado clicando aqui.