Categorias

Google publica seu primeiro relatório de faturamento como Alphabet

O Google publicou ontem seu primeiro relatório de faturamento como Alphabet, incluindo seus resultados do último trimestre de 2015.

Apesar da reestruturação acontecida em Outubro de 2015, publicidade através do Google AdSense continua sendo a líder absoluta em fonte de renda do conglomerado de empresas.

De acordo com os dados publicados pela Alphabet, o ano passado foi extremamente positivo para a organização, revelando uma taxa de crescimento constante desde 2013. A renda publicitária segue firme e representa 90% do faturamento global. Ao contrário do que muita gente imagina, a maior fatia da renda publicitária não é originada nos milhões de afiliados do AdSense, mas através das páginas do próprio Google, como busca, Gmail e outras. Confira o gráfico:

how-google-makes-money

A consultoria Quartz analisou os dados oficiais da Alphabet e concluiu: apesar da mudança de nome, o Google ainda é de longe o motor que impulsiona a Alphabet. A divisão sustenta o todo e dá lucro, enquanto outros empreendimentos, como Nest, Google Fiber ou Google X, mal aparecem nas tabelas de faturamento e dão prejuízos pesados uma vez descontados os custos operacionais:

alphabet-annual-revenue

alphabet-annual-operating-cost