Categorias

Google quer ajudar a instalar painéis solares na casa de usuários

O Google lançou um site que ajuda as pessoas a decidirem se vale a pena instalar painéis solares no teto de suas casas.

Painéis solares poderia ser uma boa ideia hoje em dia, já que as contas de energia estão cada vez mais altas, mas eles trazem consigo um processo complicado: Que tipo de telhado que você tem? Quanto sol bate nele? Que tipo de financiamento está disponível? As respostas a estas perguntas podem variar de casa para casa.

Mas não tenha medo, pois o novo Projeto Sunroof do Google quer ajudar: Quando as pessoas acessam o site e adicionam seus endereços, a gigante de buscas usa seus recursos de imagens aéreas para ajudá-las a descobrir se a energia solar pode ser uma boa ideia.

projeto-sunroof-google2

A ferramenta calcula em primeiro lugar o espaço do telhado e quanto sol bati ali por ano. Em seguida, você pode ajustar a pesquisa para descobrir se a tecnologia faz sentido financeiramente, adicionando o valor que paga de energia, escolhendo uma opção de financiamento (aluguel, empréstimos e compra), e assim por diante.

No final, o Google dá uma lista de instaladores na área.projeto-sunroof-google

A má notícia, como sempre, é que o Projeto Sunroof ainda está em uma fase piloto, o que significa que ele só funciona em locais selecionados nos EUA.

Já a boa notícia é que parece que o objetivo do projeto é ir global: “Mapeando o potencial solar do planeta, um telhado de cada vez”, diz o site.

“Durante os próximos meses, estaremos explorando como tornar a ferramenta melhor e mais amplamente disponível”, prometeu ainda o Google.