Categorias

Google quer blindar sites jornalísticos contra ataques DDoS no Brasil

O Google acaba de trazer para toda a América Latina o Projeto Shield, sua iniciativa para blindar sites jornalísticos contra ataques DDoS.

Qualquer organização ou página vinculada à Associação Interamericana de Imprensa pode solicitar gratuitamente a proteção da infraestrutura do Google para esse tipo de sabotagem.

Em um ataque DDoS, um grande número de solicitações de acesso é enviado para o servidor onde está hospedado o site. O volume excessivo de solicitações acaba derrubando o serviço, que não consegue entregar a página afetada nem mesmo para as solicitações legítimas dos navegadores dos usuários. É um tipo de sabotagem que vem crescendo assustadoramente nos últimos anos, dada sua facilidade para implementar e, em alguns casos, vem sendo utilizada como ferramenta de censura contra a imprensa e organizações de direitos humanos por agentes mal-intencionados.

Através do Projeto Shield, o Google oferece um recurso que permite ao site alvo de um DDoS continuar operando mesmo sob bombardeio. Para o Google, “trata-se de melhorar a saúde da Internet contra uma ameaça significativa à liberdade de expressão. Uma Internet livre e aberta depende da proteção do fluxo livre de informações – começando pelas notícias”. Confira como funciona o sistema:

Para se cadastrar para ter suporte do Projeto Shield, a empresa jornalística, organização de direitos humanos e site de acompanhamento eleitoral, deve fazer uma solicitação no site oficial da iniciativa. De acordo com o Google, “até mesmo as menores empresas jornalísticas independentes serão capazes de continuar o seu importante trabalho sem medo de ficarem offline por conta de ataques”.