Nuvem - Armazenamento
Categorias

Google quer investir pesado em nuvem

O Google começou como um mecanismo de busca e dominou o mercado. Depois evoluiu para um sistema de publicidade online e dominou o mercado. Agora, a empresa deseja investir pesado em nuvem.

Urs Hölze, vice-presidente senior de infraestrutura do Google, afirmou durante uma conferência nesta quinta-feira que a meta é tornar os serviços de nuvem a maior fonte de renda da empresa até 2020.

É uma afirmação ousada se considerarmos que o sistema de anúncios do Google foi responsável por 89% do faturamento do conglomerado em 2014. Mas com a batalha dos bloqueadores em andamento e o futuro incerto da publicidade online, o Google não está errado em tentar diversificar ao máximo suas operações.

Para se tornar líder no mercado de nuvem, o Google ainda vai precisar superar o atraso em relação aos concorrentes. A Microsoft já previu que deve atingir a marca de 18 bilhões de dólares de faturamento no setor em 2018 e está fazendo fortes investimentos para que isso se concretize. E o maior de todos os competidores, a Amazon Web Services, registrou um crescimento de 78% no último trimestre.

Mas Hölze não se deixou intimidar pelos desafios e garantiu durante a palestra que o Google vai conseguir: “nossa taxa de crescimento é provavelmente a maior da indústria… e nós temos muitos clientes empresariais, clientes empresariais satisfeitos”. E comparou a investida com a plataforma Android, lançada depois do iOS e atual líder do mercado: “Eu acredito que nós seremos o Android desta história”.