O Google entrou com um pedido de patente nos Estados Unidos para uma tecnologia capaz de mapear buracos em rodovias.
A ideia é combinar dados oriundos de GPS, que muitos veículos já possuem de fábrica atualmente, com sensores de trepidação que seriam capazes de identificar quando as rodas do carro passassem por cima de uma falha no asfalto.
Cruzando as informações de uma frota extensa de veículos participantes, o Google teria em mãos um mapa completo de todos os buracos existentes em determinados trechos de rodovias e outras vias públicas. De posse desses dados, o Google poderia sugerir ao motorista uma rota menos prejudicada através do Google Maps.
Ainda não há uma previsão de quando o Google pode colocar essa tecnologia em aplicação ou como ela será implantada. Com uma frota de veículos autônomos prestes a conquistar as estradas em um futuro próximo, esses dados serão vitais para a inteligência artificial desses carros.
A iniciativa não é totalmente original. A cidade de Boston já possui em funcionamento um sistema idêntico, que monitora em tempo real o surgimento de falhas no asfalto de suas ruas e avenidas e é capaz de alertar motoristas e acionar equipes de manutenção sem intervenção humana.