Categorias

Google Reader: conheça opções para substituir o serviço

Aplicativos são opções gratuitas para usuários

Com o anúncio do Google da desativação do Reader, muitos usuários ficaram surpresos e até fizeram protestos contra a decisão da gigante de buscas.  A maior preocupação dos usuários é de ficar sem um serviço que ofereça as mesmas características do Reader, que permitia o gerenciamento de conteúdo de sites e redes sociais mais visitados e era a opção ideal para quem tem pouco tempo para buscar por notícias. Para isso, selecionamos algumas opções para desktop, Android e iOS, confira: 

Flipboard 

O Flipboard atualmente é um dos mais populares no mundo e está disponível para dispositivos que rodem iOS ou Android. O aplicativo funciona como uma revista online: ele permite que  os usuários selecionem suas páginas e redes sociais favoritas e depois leiam as novidades como se estivessem passando páginas, separando o conteúdo por categorias, como tecnologia, negócios e entretenimento.  

Além disso, o serviço pode ser sincronizado com redes sociais como Twitter, Facebook, Pinterest e Google+.

Google Currents 

Seguindo o estilo do Flipboard, o Google Currents, é parecido com uma revista digital  e funciona como um agregador de RSS e leitor de publicações digitais. Usuários podem selecionar favoritos, customizar conteúdos e o visual de sua página inicial, além de se inscrever para receber atualizações de revistas e jornais. O aplicativo pode ser baixado para iOS e Android.

Feedly 

Um dos mais completos agregadores de feed disponíveis gratuitamente, o Feedly permite integração total com o Google Reader e está disponível para iOS, Android e Web. O serviço apresenta diversas categorias de sites e páginas para o usuário escolher, além de permitir busca URLs específicas, nomes de sites e tópicos.

O Feedly segue o estilo do Flipboard e apresenta a opção de compartilhamento de conteúdos com redes sociais como Twitter, Facebook e Google+.

Pulse

O Pulse é uma opção mais simples, voltada para quem não conhece muito bem a dinâmica por trás dos leitores: usuários podem customizar seus feeds a partir de modelos já prontos ou criar sua própria interface. Além disso, ele já traz os sites mais populares carregados no feed principal. Assim como o Feedly, o Pulse está disponível para Android, iOS e Web. 

Quando você escolher o serviço que prefere, para não perder os arquivos armazenados no Google Reader, basta realizar a exportação dos seus documentos através do Google Takeout, que estará disponível até o dia primeiro de julho, quando o serviço será desligado.