Google Play
Categorias

Google reduz porcentagem cobrada de desenvolvedores em assinaturas no Google Play

Todos sabemos que as lojas de aplicativos cobram um percentual dos desenvolvedores, seja nas vendas propriamente ditas, seja nas compras realizadas pelos usuários dentro dos aplicativos (as famosas in-app purchases) ou até mesmo nas assinaturas.

O percentual cobrado dos desenvolvedores geralmente é de 30%. Isto é normal, obviamente. Quer dizer, a cobrança é normal, o que muito se discute é a questão do quanto deve, ou deveria, ser cobrado, sendo que a própria Apple já ensaiou passos em direção a uma redução nestes percentuais.

Agora, o Google também se posicionou a respeito, e anunciou que reduzirá o percentual cobrado dos desenvolvedores em assinaturas realizadas através de aplicativos no Google Play.

Google Play

O percentual passa de 30% para 15%, ficando os desenvolvedores, portanto, com 85% ao invés de 70%.

Há uma “pequena” ressalva, entretanto: a novidade vale apenas após um ano. Funciona assim: feita a assinatura, o desenvolvedor continuará recebendo 70% do valor da mesma durante um ano.

Este é o período mínimo, a “carência”, digamos. Após um ano, então, mantido o cliente e a assinatura, o desenvolvedor passa a receber 85%, abocanhando o Google, então, apenas 15%.

Obs: vale lembrar que a permanência do cliente deve ser contínua, sem interrupções, durante um ano completo, no mínimo.

Trata-se de uma mudança um tanto quanto desanimadora, entretanto. Muitos desenvolvedores afirmam que é difícil manter um cliente assinando algum serviço dentro do aplicativo por muito tempo.

Mantê-lo por um ano no mínimo pode ser, dependendo do caso, uma tarefa bem mais difícil, o que tornaria então a medida adotada pelo Google um tanto quanto ineficiente. Muitos desenvolvedores, assim, podem jamais experimentar a redução da dedução de 30% para 15%.