Categorias

Google registra patente de dispositivo que é injetado no olho do usuário

O Google registrou uma patente na quinta-feira passada que promete aposentar os óculos: um dispositivo eletrônico que é injetado dentro do olho do usuário.

O artefato serviria para corrigir problemas de visão, como miopia ou astigmatismo, mas também poderia oferecer recursos adicionais como armazenamento de dados e conexão por rádio.

O dispositivo é inserido ainda em forma líquida, para se solidificar dentro do olho e funciona ao auxiliar o foco de luz na retina. Entre seus componentes estão lentes, sensores, um sistema de rádio, unidade de armazenamento e bateria. Via rádio, o dispositivo se conectaria com outro aparelho, onde aconteceria o processamento de dados. A alimentação do dispositivo viria de forma wireless a partir de uma “antena externa de captação”.

patente-olho

O projeto é assinado por Andrew Jason Conrad, diretor da startup Verily e um dos responsáveis pelo Google Contact Lens, um dispositivo que mede o nível de glicose em indivíduos portadores de diabetes a partir da análise do líquido ocular.

Recentemente, a Samsung também registrou uma patente de lente de contato de Realidade Aumentada. Os projetos são muito similares: na versão da empresa sul-coreana, a tradicional lente de contato também contém uma câmera, sensores de movimentos e um transmissor para realizar a ponte com o dispositivo móvel onde acontece o processamento.

Embora todas essas tecnologias pareçam revolucionárias, é importante ressaltar que muitas vezes o registro de patente existe apenas para garantir a possibilidade de desenvolvimento de uma ideia para o futuro e nem sempre implica na existência de um protótipo viável ou em vias de desenvolvimento.