Categorias

Google se une a gigantes de tecnologia para levar internet até países em desenvolvimento

Em um novo esforço para levar o acesso à internet até regiões pobres, o Google, junto de outras gigantes de tecnologia e organizações governamentais do Reino Unido e EUA, acaba de anunciar a Alliance for Affordable Internet (Aliança para internet acessível, em tradução livre).

A gigante de buscas é um dos quatro fundadores do projeto, que conta ainda com a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional, do Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional e a empresa Omidyar Network, uma organização filantrópica comandada pelo fundador do eBay, Pierre Omidyar.

Novo programa do Google pretende melhorar acesso à banda larga
Novo programa do Google pretende melhorar acesso à banda larga

Outros membros conhecidos incluem Facebook, Microsoft, Yahoo, Intel, Cisco, Alcatel e Ericsson. O grupo tem como objetivo orientar determinados países na direção de mudanças políticas e regulatórias que irão promover melhor acesso à internet sem fio.

“A A4AI tem um objetivo específico em mente: atingir a meta da Comissão de Banda Larga da ONU de acesso à internet global por menos de 5% da renda mensal”, disse Jennifer Haroon, diretora executiva do programa de acesso do Google.

De acordo com a executiva, a organização pretende se envolver com 10 países até o final de 2015, mas ainda não está claro quais serão.