Categorias

Google testa autenticação sem senha

Chega de “123456”, “senha”, “letmein”. O Google já entendeu que senhas não são a forma mais segura de autenticação e está testando uma nova forma de garantir acesso aos seus usuários: através do smartphone.

O novo método não exige que o usuário memorize uma sequência de caracteres e muito menos que crie uma senha fácil de descobrir ou ser vazada: bastaria desbloquear a tela do smartphone para ganhar acesso.

Através do sistema, o dispositivo móvel é cadastrado no programa e o usuário só precisa fornecer seu login para tentar entrar na sua conta do Google. A partir daí, é disparada uma notificação para o aparelho. O ato de desbloquear a tela do smartphone é o que basta para liberar o acesso à conta. Se o usuário está usando uma senha fácil no próprio aparelho, ou mesmo nenhuma senha, o problema já não é mais do Google, aparentemente.

Quem preferir, poderá continuar utilizando o método antigo de login e senha para acessar sua conta. E o Google oferece sugestões claras para os participantes dos testes sobre como proceder em caso de perda ou furto do dispositivo móvel e como cadastrar um novo aparelho, se necessário.