Categorias

Google usa balões para colocar internet em áreas remotas

Primeiro teste conta com 30 balões

Durante o último final de semana, o Google anunciou mais um projeto voltado para a disponibilização de internet. O “Project Loon” pretende transmitir sinais de Wi-Fi para bilhões de pessoas que vivem em áreas remotas, pobres ou afetadas por desastres naturais.

O objetivo da gigante é criar “uma rede de internet no céu” e, para isso, serão usados enormes balões de hélio com cerca de 15 metros de diâmetro. De acordo com Mike Cassidy, diretor do projeto, a ação só será possível graças à energia solar, além de “complexos algoritmos e muito poder informático”.

O primeiro teste do projeto está sendo realizado na Nova Zelândia: no total, são 30 balões que tentarão conectar, de início, apenas 50 pessoas. De acordo com o Google, a quantidade será apenas para “aprender sobre como melhorar a tecnologia e o desenho dos balões”.

Cassidy ainda disse que, no futuro, a empresa pretende fazer outros projetos-pilotos em países que compartilhem latitude com a Nova Zelândia, como a Argentina, Chile, África do Sul e Austrália. O executivo também reconheceu que o programa “pode soar um pouco louco”, mas “tem um respaldo científico sólido”.

Para o Google, o programa pode fazer uma grande diferença na maioria dos países do hemisfério sul, onde o custo da conexão com a internet às vezes chega a ser superior ao da renda mensal da família.