A Microsoft vai encerrar o suporte ao Windows XP em 8 de abril de 2014. Depois dessa data, o sistema não vai mais receber atualizações de segurança, e seus usuários serão deixados por conta própria. Ainda assim, o Google anunciou que vai oferecer suporte ao Chrome para o Windows XP por pelo menos mais um ano além do suporte oferecido pela Microsoft.
De acordo com o Google, os bugs do browser são uma maneira frequentemente utilizada para infectar computadores com malwares, e uma vez que o XP não vai mais receber updates de segurança a partir de abril, as chances são de que as máquinas com XP se tornarão playgrounds para usuários mal-intencionados explorarem vulnerabilidades.
Segundo a gigante de buscas, milhões de usuários do Chrome e boa parte das empresas ainda utilizam o XP, e podem ter alguns problemas para migrar para outros sistemas. Apesar deste número estar reduzindo lentamente, não há razão para acreditar que os 31% de usuários que representam a fatia de mercado do XP vão simplesmente deixar de utilizar o sistema até abril.
A própria Microsoft deixou de oferecer suporte ao Internet Explorer no XP após o IE8. Nenhuma das versões mais modernas do browser rodam no XP, e provavelmente é por conta disso que o IE8 se mantém como um dos mais populares browsers no mercado, atualmente.