Categorias

Google vai remover suporte à API do Netscape a partir de janeiro

A partir de janeiro, Chrome vai gradualmente deixar de suportar a API do Netscape
A partir de janeiro, Chrome vai gradualmente deixar de suportar a API do Netscape

Mesmo que o Netscape já não seja mais utilizado há muitos anos, sua API ainda é suportada por vários outros browsers, incluindo o Chrome e o Firefox. Mas, ao que parece, essa era está chegando ao fim. A Mozilla anunciou há algum tempo que vai bloquear a Netscape Plugin API (NPAPI) em dezembro desse ano, e o Google anunciou hoje que a NPAPI não vai mais funcionar no Chrome a partir de janeiro de 2014. A ideia da equipe do Chrome é que até o fim de 2014, a NPAPI esteja totalmente fora do browser.

A partir de hoje, o Google não vai aceitar aplicativos ou extensões que tenham plugins baseados na NPAPI na Web Store.

De acordo com o Google, a NPAPI foi importantíssima, já que foi a primeira a oferecer suporte para áudio e vídeo nos browsers, mas atualmente, a arquitetura da API está ultrapassada, e é “culpada” por alguns problemas.

– A NPAPI foi a principal causa de diversas quedas, travamentos e incidentes com a segurança. A nossa meta é evoluir nossas plataformas para cobrir os serviços oferecidos pela NPAPI – afirmou o engenheiro de segurança do Google, Justin Schuh.

O Google afirma que, atualmente, apenas 6 plugins são utilizados por mais de 5% dos usuários do Chrome (Microsoft’s Silverlight, Unity, Google Earth, Java, Google Talk e Facebook Video).

Desenvolvedores que possuem aplicativos ou plugins baseados na NPAPI podem atualizar seus softwares até maio de 2014. Depois disso, caso não tenham sido atualizados, serão removidos da Web Store. Como alternativa a NPAPI, o Google recomenda as seguintes APIs: NaCl, Apps, Native Messaging API e Legacy Browser Support.