Categorias

Governo americano paga nota preta por bugs

Governo americano está comprando bugs
Longe foi o tempo em que hackers corriam atrás de falhas de sistema para tirar proveito próprio. A moda hoje é achar vulnerabilidades e vender a descoberta para quem pagar mais alto. E algumas agências do governo americano estão pagando uma nota preta por bugs.

Na tabela de preços praticada, o sistema iOS é o que vale mais. Uma falha de segurança no sistema operacional rendeu 250 mil dólares para um hacker que a revelou para uma agência indterminada do governo dos Estados Unidos. Falhas do Chrome ou do Internet Explorer estão em segundo lugar, com preço variando entre 80 mil e 200 mil dólares. Firefox e Safari vem logo atrás, com a recompensa oscilando entre 60 mil e 150 mil dólares. Windows, Word, Flash, Android, Java, há mercado para todos os principais programas. Uma falha no Adobe Reader pode render até 30 mil dólares para quem encontrar.

Segundo a revista Forbes, estas vulnerabilidades são exploradas por agências secretas que tem um alvo em mente e quase nunca são compartilhadas com os fabricantes de programas. O preço pode subir se o bug for inédito, afetar a versão mais recente e ser desconhecida de seus desenvolvedores. Algumas descobertas podem até render um pagamento mensal ao descobridor, enquanto não for lançado um patch.

.