Categorias

Governo americano: “removam o Quicktime para Windows agora”

O Department of Homeland Security (DHS) do governo dos Estados Unidos está recomendando a todos os usuários do QuickTime para Windows que desinstalem o programa imediatamente.

De acordo com o órgão que cuida da segurança nacional americana e com um relatório publicado pela empresa de segurança Trend Micro, a Apple abandonou o suporte ao programa na plataforma.

Duas vulnerabilidades consideradas críticas foram detectadas no QuickTime for Windows e a Apple não tem qualquer previsão de publicar correções. Segundo o DHS, a única solução no momento é remover o programa do sistema para evitar “perda de confiabilidade, integridade ou disponibilidade de dados, assim como, danos aos recursos do sistema ou acervo de negócios”.

quicktime

Segundo a Trend Micro, que primeiro identificou as duas falhas de segurança, até o momento não há nenhum ataque específico focado nessas vulnerabilidades, mas isso seria apenas uma questão de tempo. Para ativar o problema, a vítima precisaria apenas abrir uma página web ou um arquivo .mov preparado para explorar uma das falhas. Através delas, um atacando pode executar qualquer tipo de código na máquina afetada, assumindo o controle ou instalando malware.

As falhas não estão presentes na versão para Mac do QuickTime. O programa de reprodução de arquivos mídia foi abandonado pela Apple desde muito tempo e sequer oferece suporte oficial para Windows 8.1 ou Windows 10, embora alguns usuários tenham encontrado formas de instalá-los nesses sistemas por sua própria conta e risco. A empresa ainda não se manifestou sobre a recomendação do DHS.