Categorias

São Paulo introduz novo modelo de ônibus com acesso wi-fi

A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta terça-feira o novo modelo de ônibus habilitados para acesso à internet e que deverão servir como a primeira etapa de um processo de revitalização do transporte público na cidade.

Foram introduzidos na frota inicialmente apenas 20 veículos, dos quais 4 estão com o wi-fi habilitado em caráter experimental. De acordo com a SPTrans, órgão responsável pelos transportes municipais, já foram encomendados 200 ônibus similares para circularem na cidade. Outros mil veículos devem ser adquiridos em 2015.

onibus-wi-fi-02

Além do acesso sem fio, os novos ônibus também virão equipados com sete câmeras de monitoramento adicionais para a vigilância do coletivo e um sistema aperfeiçoado de identificação de usuários de passes eletrônicos. O objetivo da tecnologia é evitar o uso fraudulento dos cartões de identificação de idosos e estudantes, que passará a utilizar reconhecimento facial para validação.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, a iniciativa visa fazer com que “as pessoas se sintam cada vez melhor usando o transporte público, com as comodidades da vida moderna”. Para o prefeito, os novos ônibus irão “vão acrescentar qualidade ao trajeto”.