A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta terça-feira o novo modelo de ônibus habilitados para acesso à internet e que deverão servir como a primeira etapa de um processo de revitalização do transporte público na cidade.
Foram introduzidos na frota inicialmente apenas 20 veículos, dos quais 4 estão com o wi-fi habilitado em caráter experimental. De acordo com a SPTrans, órgão responsável pelos transportes municipais, já foram encomendados 200 ônibus similares para circularem na cidade. Outros mil veículos devem ser adquiridos em 2015.
Além do acesso sem fio, os novos ônibus também virão equipados com sete câmeras de monitoramento adicionais para a vigilância do coletivo e um sistema aperfeiçoado de identificação de usuários de passes eletrônicos. O objetivo da tecnologia é evitar o uso fraudulento dos cartões de identificação de idosos e estudantes, que passará a utilizar reconhecimento facial para validação.
Segundo o prefeito Fernando Haddad, a iniciativa visa fazer com que “as pessoas se sintam cada vez melhor usando o transporte público, com as comodidades da vida moderna”. Para o prefeito, os novos ônibus irão “vão acrescentar qualidade ao trajeto”.