Categorias

Governo de São Paulo quer liberar o uso de smartphones em sala de aula

O governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin encaminhou ao legislativo uma proposta de lei que quer liberar o uso de smartphones em sala de aula na rede pública.

Considerado por educadores um dos grandes vilões da atenção dos alunos na atualidade, os dispositivos móveis poderiam ser utilizados para fins didáticos na visão da proposta.

O projeto foi elaborado pelo secretário de Educação do governo Alckmin, José Renato Nalini, que acredita que o ambiente escolar “deve acompanhar o uso de novas tecnologias” e que a melhor solução é incorporar os smartphones aos processos de ensino, uma vez que os alunos “já estão conectados”. Caberá agora à Assembleia Legislativa de São Paulo analisar a proposta e transformá-la em lei ou rejeitar a proposta. O governador Geraldo Alckmin pediu regime de urgência para a aprovação da lei.

A posição atual que já dura mais de uma década é de proibição para o uso de aparelhos celulares em sala de aula, uma posição similar àquela adotada em outros estados da federação, como Acre, Amapá, Ceará, Paraná  e Pernambuco. Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em 2014 constatou que 79% dos estudantes da rede pública no Brasil acessam a internet durante as aulas a partir de dispositivos móveis.

De acordo com a proposta encaminhada ao Legislativo, professores e a direção da escola ficariam encarregados de fiscalizar a utilização adequada dos aparelhos durante as aulas.