Categorias

Governo deve antecipar desligamento da TV analógica

Durante essa segunda-feira (29), a presidente Dilma Rousseff e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, se reuniram para discutir detalhes sobre a alteração de desligamento do sinal analógico de televisão no país. Se tudo der certo, um decreto oficial deve ser assinado pela presidente ainda nessa semana e o cancelamento passará para 2015.

Anteriormente, o desligamento estava marcado para ser realizado em 2016: “Em vez de fazer o apagão da TV analógica em uma única data, em 2016, vamos fazer escalonado, a partir de 2015, gradativamente”, disse o ministro.

Presidente deve assinar contrato sobre TV analógica nessa semana
Presidente deve assinar contrato sobre TV analógica nessa semana

O ministro também comentou sobre os resultados da avaliação de melhoria da telefonia móvel feita pela Anatel, explicando que “a Anatel vai continuar cobrando das empresas”, porque existe “um parâmetro de qualidade” a ser cumprido e as empresas têm que atingir esse parâmetro.

De acordo com o relatório da Anatel, todas as operadoras atingiram o patamar de referência do indicador de acesso à rede 3G, mas apenas a Claro conseguiu atingir a meta para a 2G. Para Paulo Bernardo, a estrutura da rede 2G “tem que ser usada mesmo”, mas ambas têm que funcionar corretamente: “Não podemos aceitar que façam uma e a outra não. Elas (as operadoras que não atingiram as metas de referência na 2G) vão ser responsabilizadas por aquilo que fizerem errado”, explicou.