Categorias

Governo dos EUA emite alerta sobre ataques cibernéticos

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS) e o FBI emitiram um alerta na última sexta-feira sobre uma elevada incidência de ataques cibernéticos contra a infraestrutura industrial e energética do país.

De acordo com o relatório divulgado, hackers de origem indeterminada estariam conduzindo campanhas contínuas contra usinas nucleares e empresas dos setores elétrico, de aviação, de manufatura e abastecimento de água.

Essa onda de ataques teria se elevado desde Maio desse ano e algumas redes já teriam sido comprometidas, embora o governo norte-americano não tenha especificado quais delas nem as consequências da infiltração. O vetor de invasão é similar em todos os ataques, utilizando phishing para ludibriar funcionários e administradores de sistemas e assim obter credenciais de acesso às redes, muitas vezes com emails e sites minuciosamente elaborados para enganar alvos bastante específicos.

Segundo o porta-voz do DHS, Scott McConnell, “o alerta técnico fornece recomendações para prevenir e mitigar a atividade cibernética maliciosa visando vários setores e reitera nosso compromisso de permanecer vigilante para novas ameaças”.

O problema já está sendo monitorado nos bastidores há meses e a possibilidade desse tipo de ataque por parte de forças hostis já vinha sendo profetizada por especialistas de segurança e militares há anos. O alerta público está sendo interpretado como um sinal sério de que a ameaça está se agravando, ao mesmo tempo que sinaliza aos atacantes que o governo dos Estados Unidos está ciente dos incidentes.