Categorias

Governo dos EUA revela que a Rússia tentou invadir sistemas eleitorais no país

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS) divulgou na sexta-feira uma lista dos 21 estados norte-americanos cujos sistemas eleitorais teriam sido alvos de ataques eletrônicos patrocinados pela Rússia para sabotar as eleições de 2016.

Ainda de acordo com a agência governamental, os invasores teriam obtido sucesso em pelo menos um dos ataques, obtendo acesso aos sistemas eleitorais do estado de Illinois, embora não haja casos registrados de acesso ao processo de contagem de votos em nenhum dos estados.

O DHS já havia confirmado em Junho desse ano a ação de hackers a mando do governo russo , mas não havia divulgado ainda a listagem dos estados que teriam sido alvo dos ataques. Sabe-se agora que Alabama, Alaska, Arizona, California, Colorado, Connecticut, Delaware, Florida, Illinois, Iowa, Maryland, Minnesota, North Dakota, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pennsylvania, Texas, Virginia, Wisconsin e Washington estão na lista. Os sistemas eleitorais nesses estados teriam sofrido tentativas de invasão ou sondagens de agentes não revelados.

Apesar da revelação, o DHS foi vítima de críticas por parte de congressistas norte-americanos por conta da demora nas investigações. Para Adam Schiff, integrante da comissão de Inteligência do Senado, “o DHS no futuro deveria notificar os estados de tentativas de hacking nas eleições em tempo real, não um ano depois”.

Scott McConnell, porta-voz do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, “o DHS não revela publicamente informações de cibersegurança compartilhadas entre o departamento e seus parceiros. Quando nós nos tornamos cientes de uma vítima potencial, o DHS notifica o proprietário ou operador do sistema, o que nesse caso pode não ser necessariamente o escritório do Secretário do Estado”.

E acrescentou: “entretanto, reconhecendo que os oficiais locais e do estado deveriam ser mantido informados sobre os riscos de cibersegurança para a infraestrutura eleitoral, nós estamos trabalhando com eles para refinar nossos processos para compartilhar essa informação enquanto protegemos a integridade das investigações e a confidencialidade dos proprietários do sistema”.