0 Compartilhamentos 112 Views

Governo estuda criação de plano nacional para Internet das Coisas

17 de novembro de 2015

O Ministério das Comunicações pretende apresentar ainda esse ano um protótipo do Plano Nacional de Comunicação entre Máquinas (M2M) e Internet das Coisas (IoT).

O objetivo do governo federal será incentivar as empresas a investirem em projetos de Internet das Coisas no país e desenvolver o crescimento do setor.

Para o secretário do Ministério Maximiliano Martinhão, “a comunicação máquina a máquina tem potencial para beneficiar principalmente os países em desenvolvimento” como o Brasil. A agilidade obtida pela interação entre diferentes dispositivos é capaz de melhorar a performance da cadeia produtiva e gerar retorno para todas as camadas da população.

Autoridades do governo, da indústria de telecomunicações, fabricantes de dispositivos, universidades e representantes da sociedade civil já se reuniram três vezes para debater a questão e seus desafios. Resta agora ao governo a elaboração do documento que irá estabelecer as diretrizes que irão controlar o setor a partir do ano que vem.

Entretanto, analistas de mercado recomendam que o empresariado não deve ficar esperando o Governo concluir o Plano Nacional de Comunicação entre Máquinas (M2M) e Internet das Coisas (IoT) e comece a investir imediatamente, pois o mercado é acelerado. De acordo com a consultoria Gartner, até 2020 mais de 20 bilhões de dispositivos diferentes, desde o eletrodoméstico mais básico até grandes containers de transporte de carga já estarão interligados pela Internet.

As expectativas do Ministério das Comunicações também são otimistas nesse sentido. Dados apontam o Brasil como o quarto país do mundo em número de objetos conectados, um total que chega a 2,5 milhões de dispositivos. A previsão do governo federal é que este número atinja a marca de 1 bilhão de artefatos capazes de enviar e receber dados sem intervenção humana até 2020.

Para que esse crescimento seja possível, o governo pretende reduzir a taxação sobre os terminais de comunicação e incentivar os investimentos privados no setor. Martinhão revelou que uma das ideias é conversar com os governos estaduais para formar parcerias e reduzir o atual valor de 40% de ICMS cobrado em cima de parte desta tecnologia.

Você pode se interessar

De volta aos anos 80!
Artigos
4 visualizações
Artigos
4 visualizações

De volta aos anos 80!

Carlos L. A. da Silva - 22 de julho de 2019

Stranger Things puxou a nostalgia e a Microsoft entrou na brincadeira. Mas como era a tecnologia da informação naquela época?

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)
Notícias
23 visualizações
Notícias
23 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)

Carlos L. A. da Silva - 19 de julho de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox
Dicas
15 visualizações
Dicas
15 visualizações

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox

Carlos L. A. da Silva - 18 de julho de 2019

Protocolo aumenta a segurança da navegação de seus dados e navegador da Mozilla por enquanto é o único com suporte oficial.

Mais publicações

SEO // Dicionário do Programador
Vídeos
18 visualizações
18 visualizações

SEO // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 15 de julho de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)
Notícias
19 visualizações
19 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)

Carlos L. A. da Silva - 12 de julho de 2019