Categorias

Greenpeace elogia Apple por medidas ambientais e sociais

Logo depois de publicar seu relatório de Responsabilidade de Fornecedores, a Apple recebeu grandes elogios do Greenpeace por seus esforços ambientais e sociais. Em sete anos, a empresa saiu do último lugar na lista de classificação da ONG para a primeira posição.

De acordo com Tom Dowdall, do Greenpeace, grande parte do mérito é devido às iniciativas adotadas por Tim Cook. Por pressão do líder da Apple, fornecedores removeram substâncias agressivas ao meio ambiente de seus produtos, a empresa passou a implementar planos de energia sustentável e parou de adquirir minerais de regiões de conflito.

Para Dowdall, “Samsung e outras empresas de produtos eletrônicos deveriam seguir o exemplo da Apple e mapear seus fornecedores, de forma que a indústria possa exercer uma influência coletiva para construir dispositivos que sejam melhores para as pessoas e para o planeta”.

Em 2007, a Apple estava no final da lista do Greenpeace para as empresas “verdes” de tecnologia. Desde então, ela alterou sua relação com fornecedores em resposta às críticas. Abandonou as lâmpadas fluorescentes devido ao uso de mercúrio em sua fabricação e passou a utilizar LEDs. A partir de 2008, cortou também produtos que utilizam arsênico, Brominated Fire Retardants (BFRs) e PVC. Atualmente a Apple tem um site dedicado a registrar seus esforços ambientais e um compromisso para a implantação de energia renovável em suas instalações.